terça-feira, 19 de novembro de 2013

Seria o Vidro a tecnologia do futuro?

  Certamente! O vidro é composto basicamente de areia, o material mais abundante na Terra.






         
   O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existe no consumo humano. Para minimizar as emissões gasosas dos fornos a gás, as indústrias utilizam gás natural, que provoca menor impacto no meio ambiente.    
    O vidro tem um importante papel no futuro e a tecnologia pode contar com ele como um grande aliado para o desenvolvimento sustentável, ecológico e tecnológico.
    As indústrias vidreiras, assim como em todos os outros setores, avançam muito rápido diante da tecnologia. Atualmente, tais avanços acontecem a cada ano, sendo que antigamente levava muito tempo. Novos produtos são constantemente lançados no mercado e os pesquisadores aperfeiçoam cada vez mais a aplicação do vidro na tecnologia.
    A modernidade na fabricação dos vidros já está presente nos carros, iluminação, móveis, óculos, aparelhos eletrônicos, entre outros. 
    No mercado automotivo o vidro tem um importante papel como item de segurança: vidros para-brisa anti embaçante, vidros laminados, vidros com controle de água, antenas integradas ao vidro, vidro acústicos e que regulam a iluminação do veículo. Destaca-se o vidro temperado, que é de extrema importância para proteger o motorista e os passageiros em caso de colisão.
 Nos supermercados, visualizamos os produtos armazenados nos refrigeradores perfeitamente, sem que o vidro fique embaçado e com uma refrigeração muito eficaz.
  Também temos como exemplo os vidros utilizados na construção civil. Existem vidros específicos para reter ou refletir a luz do sol de forma correta, protegendo o ambiente anterior e economizando na utilização da energia elétrica. Outros tipos de vidro, ainda no segmento da construção civil, são os vidros que passam pelo processo coating, neste caso a produção é realizada através de uma fina camada de um mineral que é adicionado na composição do vidro, impedindo a aderência de poeira e contribuindo para que a água da chuva escorra naturalmente.
    Nos aparelhos eletrônicos, o vidro tem a importante missão de transmitir toda a tecnologia interna dos tablets, smartphones, notebooks, entre outros. É o famoso touch screen, a tela sensível ao toque, ultimamente muito utilizada nos aparelhos eletrônicos. Existem vários tipos de telas touch screen no mercado, cada uma com uma tecnologia diferente.
    A identificação do toque é criada através de um sistema de pressão, utilizando duas placas finas separadas por um afastador, uma de metal e a outra de vidro, entre elas passa uma corrente elétrica pela qual são encaminhadas as informações para o visor.
    Visualizamos já o avanço desta tecnologia nos vídeo games, smartphones, tablets, bancos, sistemas de segurança e em muitos outros lugares. Os pesquisadores trabalham cada dia mais no aperfeiçoamento do vidro no uso tecnológico, otimizando funções e inserindo-o em novos conceitos para aperfeiçoar nosso cotidiano.
  O vidro terá uma função ainda mais importante daqui para frente e estará ainda mais presente nas nossas vidas.
    A Corning Incorporation, uma multinacional americana fabricante de vidros, e materiais de alta resistência, produziu dois vídeos interessantes sobre a utilização do vidro em um futuro talvez não tão distante da população.
    Confira abaixo:
Um dia feito de vidro



Um dia feito de vidro 2

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Celulares de vidro/transparente


 De acordo com informações do site PCWorld.com.br, a fabricante LG anunciou que está trazendo ao país o LG Crystal GD900, primeiro celular no mundo a ser lançado com teclado transparente. Além das operações tradicionais (emitir e receber chamadas e mensagens), faz reconhecimento de escrita, possui touchpad para navegação entre menus e o teclado é feito de vidro.

      O aparelho traz uma tela sensível a toque de três polegadas (resolução WVGA 480X800) com interface gráfica 3D S-Class e suporte à tecnologia Multi Touch. Uma câmera digital de 8.0 megapixels com foco automático, flash e estabilizador de imagem também marca presença junto a um tocador de rádio FM e MP3 Player.

        Em termos de memória interna, o aparelho possui 1.5GB de espaço, além de vir acompanhado de um cartão de memória com 2GB. Para conexões aos recursos da internet, possui Wi-Fi, tecnologia 3G, sensor de movimento, Bluetooth Estéreo e tecnologia Dolby Mobile. 


      A empresa taiwanesa Polytron Technologies desenvolveu um protótipo de smartphone transparente multi-touch. 
      O segredo está em uma tela OLED que usa moléculas de cristal líquido para exibir as imagens. Quando o celular está desligado, as moléculas formam uma composição branca "nublada", mas assim que o celular é ativado com a corrente elétrica, através de fios transparentes, elas se realinham e formam os textos, ícones e outras imagens.
      Mas se a tela é transparente, a bateria, o cartão microSD, a câmera e a placa não são. Elas terão que ser escondidas por um material qualquer, deixando apenas a a tela transparente à vista.

          Rumores estão começando a crescer em ritmo acelerado, bom, a CES 2013 acabou, e todos nós estamos esperando para que a Apple nós mostre o que ela tem de melhor para nós oferecer este ano. E és que surgiu o boato acerca do próximo iPhone 5s ou iPhone 6 que será transparente, utilizara uma carcaça que está sendo testada por uma empresa de plásticos norte-americana, a notícia caiu na rede, o que provocou o alvoroço da Apple. iPhone 6 opta por uma tecnologia de caixas transparentes.


         Bom mais esses boatos eram verdade, e a Apple criará a sua nova geração de iPhones, denominado iPhone 6 transparente que chegará ao mercado em junho deste ano (2013) exceto no Brasil, pois a novidade não te data de lançamento para a tristeza brasileiros fanáticos por novas tecnologia.